sábado, 4 de agosto de 2012

Parabéns, Padre Vicente, pelo seu Dia!

Hoje é dia dos padres, porque também dia São João Maria Vianney. 
Rezemos ao Senhor da Messe para que o Santo Cura d'Ars seja sempre um modelo para nosso pároco: Pe. Vicente Gregório de Sousa Filho!

Mas, quem foi São João Maria Vianney?

João Batista Maria Vianney, conhecido e amado como o Cura D’Ars, inicialmente, padroeiro de todos os párocos (proclamado por Pio XI). A partir de 2010, no Encerramento do Ano Sacerdotal (2009-2010), foi proclamado pelo papa Bento XVI como padroeiro de todos os padres! 
Nasceu em Dardilly, França, em 1786 e, ao entrar no seminário, principalmente na época dos estudos de filosofia e de teologia, começou a sentir as dificuldades no aprendizado. Isso causou apreensão nos formadores já que ele se destacava pela piedade. 
O Vigário Geral quando soube das dúvidas ocasionadas pelas dificuldades de aprendizado, não teve dúvida e disse: “Um modelo de piedade? Então eu o promovo e a graça de Deus fará o resto.”
Em 1815 foi ordenado sacerdote, mas impedido de ouvir confissões. Julgavam-no incapaz de orientar as pessoas. Mais tarde, foi destinado a Ars como vigário e , em seguida, Cura (pároco). O local era muito pobre, onde 230 pessoas moravam em casas com teto de palha. Aí, nesse ambiente, Vianney despontou como o grande confessor, orientador de pessoas e pastor.
Sua presença transformou o lugar em ambiente devoto. O pároco continuou pobre, com sua simplicidade e sincera bondade e generosidade. Sua fama atraiu peregrinos de várias continentes que iam a Ars para ouvir suas homilias, confessar-se e receber orientações. Morreu em 4 de agosto de 1859, com 73 anos de idade. Foi canonizado em 1925 por Pio XI.
Dada a sua grande importância para a Igreja, o Beato papa João XXIII no centenário do seu dies natalis dedicou-lhe uma carta encíclica "SACERDOTII NOSTRI PRIMORDIA"; leia-na, AQUI. No sesquicentenário de sua morte, o papa Bento XVI convocou um Ano Sacerdotal (leia a carta convocatória, AQUI.

Adaptado de: Rádio Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...