domingo, 16 de julho de 2017

Paroquianos de Frei Galvão acolhem seu novo Pároco, o Pe. Siqueira

Ontem, 15 de julho, às 19h, na Igreja Matriz de Santo Antônio de S. Galvão, foi celebrada a Santa Missa vespertina do XV Domingo do Tempo Comum com o Solene Rito de Posse do Revmo. Pe. José Carvalho de Siqueira como 2º pároco desta paróquia. Presidiu a celebração eucarística Sua Exa. Revma. Dom Juarez Souza da Silva, bispo diocesano de Parnaíba e concelebraram os padres José Carvalho de Siqueira, João Maria Araújo, Edimar Silva Lima, Raimundo José Ribeiro da Silva, Estêvão Mitros e Francisco Assis Soares.
Por determinação do Senhor Bispo, no início da celebração, o chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Francisco Assis Soares fez a leitura do Decreto de Provisão Eclesiástica na qual o Revmo. Pe. Siqueira é nomeado como pároco desta paróquia. Terminada a leitura, o novo pároco foi ovacionado calorosamente pela assembleia, composta de inúmeros paroquianos de Frei Galvão, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de onde até então Pe. Siqueira era pároco e de seminaristas da Diocese.
E, depois, conforme determina a disciplina da Igreja, o novo pároco, diante do seu Bispo emitiu a Profissão de Fé, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica. 
A Santa Missa seguiu como de costume com o ato penitencial e no ápice da Liturgia da Palavra, o novo pároco proclamou pela primeira vez o Evangelho ao Povo de Deus a ele confiado e o Senhor Bispo proferiu sua homilia destacando que o padre é homem da fé, da palavra e da caridade que se faz serviço. 
Após a homilia, Dom Juarez, entregou solenemente as chaves da Igreja e do Sacrário, o batistério e a estola roxa, sinais da responsabilidade e do serviço que o novo pároco deve prestar ao Povo de Deus e em seguida, o pároco prestou diante do Bispo e da comunidade seu Juramento de Fidelidade.
A celebração seguiu com as Preces dos Fiéis e a Liturgia Eucarística.
Após a Comunhão, a fiel leiga Fernanda Carvalho, em nome dos paroquianos, proferiu algumas palavras de saudação ao pároco ora empossado e aos fiéis presentes.
Por fim, o novo pároco proferiu sua primeira alocução às suas ovelhas e o leigo, Hermerson Saulo Fonteles de Farias, fez a leitura da ata que foi assinada pelas autoridades presentes e por alguns fiéis da paróquia.
Dom Juarez concluiu o rito Solene com a bênção litúrgica e o novo pároco recebeu os cumprimentos de suas novas ovelhas.
Créditos de todas as fotos: Roberto Nascimento.
Foi uma belíssima celebração! Nossa gratidão a todos os paroquianos de Frei Galvão que colaboraram na preparação e organização desta solene celebração, sobretudo aos que participaram de uma reunião extraordinária na noite do dia 10; agradecemos também às comunidades que ofertaram o lanche que foi servido aos fiéis no adro da Matriz. Agradecemos também aos coroinhas que participaram de um ensaio no dia 14. E, agradecemos também ao Pe. Raimundo José, assessor de Liturgia da Diocese, pelos importantes esclarecimentos à equipe litúrgica da paróquia.
Seja bem-vindo, Pe. Siqueira!
Que continuemos a ser Igreja acolhedora, servidora e em saída!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...