A PARÓQUIA

Nossa Matriz Paroquial com nova pintura (junho/2015)
Paróquia de Santo Antônio de Santana Galvão (Paróquia Frei Galvão) foi criada por S. Ex.ª Rev.ma Dom Alfredo Scháffler, bispo diocesano de Parnaíba, à 1º de agosto de 2010, memória litúrgica de Santo Afonso de Ligório. Foi instalada canonicamente em 15 de agosto de 2010, na festa da Assunção de Nossa Senhora. Nessa mesma ocasião tomou posse o 1º pároco, o Rev.mo. Pe. Vicente Gregório de Sousa Filho, transferido da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Parnaíba.
Em 3 de agosto de 2013 a paróquia passou a contar com um vigário cooperador, o Rev.mo. Pe. João Maria Araújo, também transferido da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Parnaíba.
Desde 15 de julho de 2017 a paróquia é administrada pelo Rev.mo. Pe. José Carvalho de Siqueira, que também veio transferido da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Parnaíba.
A Matriz Paroquial, foi dedicada a Deus e levou o título do 1º santo nascido no Brasil em 23 de outubro de 2007, quando na ocasião o senhor bispo diocesano incrustou solenemente no altar uma relíquia de S. Antônio de Sant’Anna Galvão. É oportuno lembrar que Frei Galvão fora canonizado neste mesmo ano quando da Viagem Apostólica do Santo Padre Bento XVI, ao Brasil. Na época também a então igreja, pertencia à Paróquia N. Sra. de Fátima. O anúncio formal de que a Igreja de Frei Galvão iria tornar-se Matriz Paroquial, foi feito por Dom Alfredo na festa deste santo a 25 de outubro de 2009, na presença do então pároco da Paróquia de N. Sra. de Fátima, Pe. Carlos Alberto Seixas de Aquino e de numerosos fiéis parnaibanos.

Casa Secretaria Paroquial localizam-se no Conj. Joaz Rabelo de Souza, à Av. Luiz Carlos Mavignier, 347, bairro São Vicente de Paula. CEP: 64217-065, em Parnaíba-PI. 

Telefone da Secretaria e Casa Paroquial: 86-3322-6107.

Matriz Paroquial, Igreja dedicada à Frei Galvão, primeiro santo canonizado nascido no Brasil, localiza-se na Praça Ver. Arimatea Carvalho, no Conj. Joaz Souza. CEP: 64216-650 - Parnaíba - PI.
Agosto-2010
Outubro-2013
A paróquia abrange áreas urbanas e rurais na cidade de Parnaíba:
  • Na área urbana temos: 1. Comunidade Imaculado Coração de Maria (Matriz, no Conj. Joaz Souza), 2. Comunidade N. Sra. Aparecida (Conj. (Broder Ville), 3. Comunidade N. Sra. de Pentecostes (Res. Dom Rufino I e II), 4. Comunidade N. Sra. Desatadora dos Nós (Res. Dom Rufino III e IV); 5. Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, 6. Comunidade São Vicente de Paulo, 7. Comunidade N. Sra. P. Socorro (Res. Cândido Athayde), 8. Comunidade N. Sra. do Rosário-Pilocarpina (Rua Jerusalém, Bairro Igaraçu), 9. Comunidade N. Sra. do Livramento (Bairro Igaraçu), 10. Comunidade S. Afonso (bairroLagoa da Prata); 11. Comunidade N. Sra. de Fátima (Km 7 - bairro Almira Silva), 
Mapa da Paróquia, desenhado pelo Sr. Klébler Lima, no Salão Paroquial (2018)
  • Na zona rural temos: 11. Comunidade Bom Pastor (Rancharia) 12. Comunidade S. João Batista (Assentamento Lagoa do Prado), 14. Comunidade N. Sra. de Fátima (Assentamento Cajueiro), 15. Comunidade São José (Assentamento Canaã do Norte); Pontos de celebração: 16. Rebentão, 17. Monte Alegre 

Confira, na íntegra o Decreto de Criação da Paróquia de Santo Antônio de Santana Galvão, a 26ª paróquia da diocese:
--------------------------------------------------------------------------------------
Dom Alfredo Scháffler,
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica,
Bispo de Parnaíba

DECRETO DE CRIAÇÃO DE PARÓQUIA

Para que a Igreja possa cumprir melhor a sua missão de ser servidora no mundo em que vivemos através da evangelização que é a responsabilidade de todos os batizados. E assim levando em consideração a renovação e reformulação das estruturas paroquiais e constatando o constante crescimento populacional da cidade de Parnaíba, resolvemos criar por meio deste, a PARÓQUIA DE SANTO ANTONIO DE SANTANA GALVÃO.
Temos a firme convicção de que “entre as comunidades eclesiais, nas quais vivem e se formam os discípulos e missionários de Jesus Cristo, sobressaem as Paróquias. São células vivas da Igreja.” (DAp. 170). Assim, por meio deste Decreto estamos criando, em conformidade com Cân. 515 § 2 e, considerando o parecer favorável do Conselho Presbiteral e Conselho dos Consultores e do parecer favorável do atual pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima desta Diocese de Parnaíba, a PAROQUIA sob a invocação de SANTO ANTONIO DE SANTANA GALVÃO.
Mapa da Diocese de Parnaíba (2010).
Criada em 1944 por Pio XII através da Bula
"Ad Dominici Gregis Bomun"
(Para o bem do rebanho do Senhor).
Esta nova paróquia está sendo desmembrada inteiramente da atual paróquia de Nossa Senhora de Fátima desta cidade de Parnaíba cujo território desta nova circunscrição eclesiástica obedece às seguintes delimitações: partindo do encontro da Rua Principal do Bairro Broder Ville e seguindo ao sul pelo lado direito da BR 343, rumo a cidade de Buriti dos Lopes e até o limite com a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, seguindo para oeste o limite deste município, até o rio Parnaíba, novamente seguindo para norte até o Rio Igaraçu seguindo novamente para leste em linhas quebradas pelo Riacho que passa sob a ponte atualmente de madeira do bairro Tabuleiro e até o Canal São José até chegar a Lagoa de Bebedouro atravessando a mesma e seguindo pela rua D. Pedro I por trás da atual Cooperativa Delta e chegando a Rua projetada 89 até o seu encontro com Rua Principal do bairro Broder Ville seguindo até seu encontro com BR 343 fechando assim o território desmembrada.
A atual capela do Imaculado Coração de Maria passa a ser Igreja Matriz da Paróquia de SANTO ANTONIO DE SANTANA GALVÃO. Cuide o pároco com o Conselho, em conformidade com o Cân. 528 §2, que a Santíssima Eucaristia seja o centro da comunidade paroquial dos fiéis e para isso solicitamos que a nova Igreja Matriz passe todo dia diversas horas abertas para a visitação e adoração do Santíssimo Sacramento.
Recomendamos, em conformidade com o Cân. 537, a constituição do Conselho de Assuntos Econômicos que deve se reunir com frequência junto com o pároco para ajudar na administração da paróquia.
A instalação desta paróquia se dá com a publicação deste nosso Decreto. Este Decreto seja transcrito no livro Tombo desta nova paróquia e devidamente arquivado.
Dada e passada nesta cidade de Parnaíba, sob o selo e nossas armas no primeiro dia de agosto de 2010.

+ Alfredo Scháffler
Bispo Diocesano de Parnaíba

Pe. Francisco Assis Soares
Chanceler da Cúria Diocesana
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES
As siglas usadas no Decreto significam: DAp. = Documento Final da V Conferência do Episcopado Latinoamericano. (Aparecida-SP, 13-31/05/2007); Cân. = Cânone (artigo) do Código de Direito Canônico (Codex Iuris Canonici – 27/11/1983).
Como pode se perceber até a data de instalação dessa paróquia, pertencíamos à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Para mais informações sobre a Instalação canônica da Paróquia de Frei Galvão, acesse essa MATÉRIA.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...